Drones de pulverização: 11 itens essenciais para trabalhar

Pulverização com drone.
Drones de pulverização: 11 itens essenciais para trabalhar

Quem acompanha as inovações sabe que o uso de drones em diversos setores não é novidade para ninguém. Atualmente um dos setores que tem ganhado muito espaço com a utilização de drones de pulverização é o setor de agronegócio.

Pensando neste crescimento, listamos 11 itens que consideramos essenciais para quem deseja trabalhar com drones de pulverização na profissão de aplicador aeroagrícola remoto.

Drone de pulverização – item 1

Os drones de pulverização, diferente de outros modelos, vem com uma tecnologia específica para o trabalho agrícola. Esses drones contam com diversas funções que permitem ao operador montar rotas e programar as áreas de pulverização, além de diversos sensores e câmeras que permitem ao piloto acompanhar remotamente tudo o que está acontecendo em todo o percurso. A linha Agras conta com alta tecnologia para este tipo de trabalho. O que facilita a vida do produtor rural ou profissional da área.

Baterias extras para drones pulverizadores – item 2

Para obter maior rapidez no processo de pulverização, sugerimos a aquisição de 3 ou 4 baterias. Tendo em vista que o tempo de carga da bateria geralmente é de 10min e o tempo de voo é o mesmo, ao adquirir baterias extras ganha-se mais agilidade para realização do trabalho, pois enquanto o drone está pulverizando é possível realizar simultaneamente o carregamento de baterias já utilizadas, o que torna o trabalho muito mais fluido e produtivo.

Gerador de energia para drones de pulverização – item 3

O trabalho de pulverização é realizado no campo, devido a isto, na maior parte dos serviços, não se tem uma estrutura elétrica para que seja realizado o carregamento das baterias. A utilização de um gerador de energia é interessante pois além de ser um equipamento que pode ser transportado facilmente, ele também permite um carregamento ultrarrápido das baterias. Hoje temos diversos modelos de geradores de energia para drones de pulverização disponíveis no mercado. Vale a pena consultar o modelo que mais se adequa ao seu equipamento e ao seu bolso. Recomendamos muito as marcas Toyama e Branco pois já é bastante utilizado no meio rural, além de possuir um ampla rede de assistência técnica.

Tanque misturador de calda para drones – item 4

Item extremamente necessário, o misturador ou agitador de calda traz mais agilidade no processo de pulverização com drone. Se levarmos em consideração que o drone leva apenas 10 minutos para retornar ao ponto de início, ter a calda pronta torna o trabalho muito mais rápido, garantindo assim um excelente aproveitamento do tempo em operação no campo.

Estação móvel e base RTK – item 5

A ideia deste item é proporcionar mais precisão ao traçar rotas. Com estação móvel D-RTK 2 podemos obter dados diferenciais em tempo real para os drones e precisão de posicionamento a nível centimétrico. Isto traz maior acurácia ao fazer o mapeamento da área a ser pulverizada.

Já o tripé funciona em conjunto com a Estação Móvel DJI D-RTK 2 para ajudar a fornecer uma plataforma estável para sua operação.

Carro de transporte – item 6

Tendo em vista que você terá muitos equipamentos para transportar até a área de pulverização, será necessário um meio de transporte adequado para levar todo maquinário. Caminhonetes, carretinhas, caminhões baú ou carros mais amplos são uma boa pedida.

Registros e cursos

Até aqui indicamos alguns equipamentos para trabalhar com drones de pulverização. Agora falaremos um pouquinho dos cursos e registros exigidos pelo Ministério da Agricultura e órgãos reguladores.

Registro de Anac e Decea – item 7

Os registros na Anac e Decea nada mais são do que o cadastro do drone e do piloto, e são fundamentais para não se ter problemas com a fiscalização. A falta destes registros pode implicar em apreensão do drone, multas, processos administrativos civil e penal. E você não quer isso, não é mesmo?

Registro Legal de Drones na Anac

O registro no SISANT da Anac é feito para cadastramento de propriedade dos drones e foi instituído pela RBAC nº 94/2017 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, tornando obrigatório o cadastro de drones acima de 250g no SISANT, tanto para uso recreativo como profissional.

Registro Legal de Piloto de Drone – Decea

Já o registro no DECEA foi instituído por meio da norma ICA 100/40, tornando obrigatório o cadastro do Piloto de Drone no SARPAS e a solicitação/agendamento de seus voos, tanto para uso recreativo como profissional, para aeronaves não tripuladas de peso máximo de decolagem superior a 250 gramas.

Seguro reta – item 8

Seguro Reta – É um Seguro de Responsabilidades do Explorador ou Transportador Aéreo, que garante a cobertura por danos pessoais e/ou materiais a terceiros no solo e a outras aeronaves, no caso de abalroamento ou colisão.

Este também é um seguro obrigatório. Conforme a RBAC nº 94/2017 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, todas as operações de aeronaves não tripuladas de uso não recreativo (ou seja, uso profissional) acima de 250 gramas de peso máximo de decolagem devem possuir seguro com cobertura de danos a terceiros, exceto as operações de aeronaves pertencentes a entidades controladas pelo Estado.

Registro de operador de ARP – item 9

Este registro foi instituído pela portaria 298/2021 e é realizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento Mapa), o qual é feito via sistema Sipeagro. Veja o que é necessário para obter o registro.

Art. 4º Para obter o registro, os operadores de ARP deverão possuir:

I – Responsável técnico, engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal, registrado no respectivo Conselho Profissional, encarregado pela coordenação das atividades específicas de sua área de atuação;

II – Aplicador aeroagrícola remoto com CAAR, ressalvados os casos do parágrafo único do art. 5º; e

III – aeronaves remotamente pilotadas em situação regular junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

1º O inciso I do caput aplica-se apenas às pessoas jurídicas operadoras de ARP.

2º O aplicador aeroagrícola remoto de que trata o inciso II do caput poderá acumular a função de piloto remoto da ARP.

Art. 5º Para comprovação do atendimento às exigências dispostas no art. 4º, os requerimentos de registro dos operadores de ARP deverão ser instruídos com:

I – Contrato social ou documento de comprovação de posse da área rural, no caso de agricultores e empresas rurais operadores de ARP;

II – Certificado de conclusão do CAAR de cada aplicador aeroagrícola remoto;

III – comprovante de registro do responsável técnico junto ao respectivo Conselho Profissional, nos casos de pessoas jurídicas operadoras de ARP; e

IV – Documento comprobatório de situação regular da aeronave junto à ANAC.

Parágrafo único. Os profissionais com habilitação de coordenador ou técnico executor em aviação agrícola, comprovada mediante certificado de conclusão de curso, ficam dispensados da apresentação do documento de que trata o inciso II do caput.

Art. 6º Os proprietários de aeronaves agrícolas já registrados no MAPA que manifestem interessem em realizar operações com ARP deverão atualizar seu cadastro de acordo com o disposto nesta Portaria.

Curso CAAR – item 10

O curso CAAR é um item essencial, sem ele não é possível conseguir o registro de operador de ARP. Veja abaixo a portaria que foi publicada pelo Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou em 24/9/2021 a portaria 298/2021 que estabeleceu as regras para operação de aeronaves remotamente pilotadas – ARP’s destinadas à aplicação de agrotóxicos e afins, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes. Um dos requisitos para obter o registro de operador de ARP é a apresentação de comprovação de conclusão do CAAR Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota, homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e oferecido por entidade de ensino registrada no MAPA, através de requerimento no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários – SIPEAGRO.

Curso de pilotagem de Drones de pulverização – item 11

Consideramos este item essencial, para quem nunca teve contato com drones ou aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos. Empresas como a DJI que são pioneiras no ramo de drones, sempre apresentam novos lançamentos e recursos mais avançados. Por este motivo, o legal é manter- se sempre atualizado.

Apresentamos alguns itens que consideramos essenciais para quem deseja trabalhar com drones agricolas no ramo do agronegócio. Agora que você já sabe quais são os itens essencias, que tal acessar outros conteúdos sobre práticas agrícolas?

Inscreva-se em nosso blog

Acesse nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados

Posts Relacionados

Posts Relacionados

Drones impulsionam Novas Profissões

A ascensão dos drones no cenário contemporâneo não apenas redefine nossa interação cotidiana, mas também molda um horizonte promissor de oportunidades profissionais. Drones impulsionam Novas Profissões, abrindo portas para carreiras inovadoras e desafiadoras. O impacto desses dispositivos vai além da tecnologia, influenciando setores diversos e criando demandas por habilidades especializadas. O surgimento de profissões dedicadas à gestão, manutenção e otimização de operações com drones reflete a crescente importância desse avanço tecnológico na nossa sociedade em constante evolução. 1. Pilotos de Drones Profissionais Os drones tem se tornado peças fundamentais em alguns setores como o de operações logísticas, de segurança, entretenimento, deliverys entre outras profissões. A demanda por pilotos de drones profissionais está em ascensão. Esses especialistas serão responsáveis por operar

DJI Mini 4 Pro: O mini mais avançado do mundo dos droneiros

O drone DJI Mini 4 Pro é o mini drone com câmera mais avançado até hoje! Este pequeno gigante é repleto de recursos impressionantes que irão surpreender até mesmo os entusiastas e profissionais mais exigentes. Vamos dar uma olhada no que torna o DJI Mini 4 Pro uma escolha excepcional. Mini 4 pro- O Mini Drone mais desejado pelos droneiros Pesando apenas 249 gramas, o DJI Mini 4 Pro é extremamente portátil e fácil de transportar. Mas não se engane por seu tamanho compacto, pois este drone é uma potência quando se trata de recursos e desempenho. Imagens em 4K/60fps HDR e captura vertical Prepare-se para imagens e vídeos incríveis através das lentes deste mini. Com alta precisão e qualidade

troca dos motores do phantom 4

Troca dos Motores do Drone DJI Phantom 4 após o erro mais clássico dos pilotos

Nosso piloto cliente estava trabalhando com seu drone Phantom 4, filmando um evento esportivo e a aeronave acabou encostando em um poste de metal na quadra, fazendo com ele desse um comando para corrigir, mas como o drone estava de frente, acabou confundindo os comandos e o lindo Phantom 4 acabou dando um no beijo chão. Resultado: Necessidade da troca dos motores do drone e da shell.

curso de drone

Curso de drone completo: Entenda por que é necessário e o que você aprenderá

O número de drones registrados cresce consideravelmente todos os anos. Segundo o relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), existem mais de 79.256 drones regularizados no país. Os novos pilotos estão procurando cada vez mais por um curso de drone completo para que aprendam todas as funções e dominem a aeronave.

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da ModelismoBH!

A ModelismosBH precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

A ModelismoBH é pioneira no mercado de Drones Brasileiro. Somos revenda legalizada de Drones DJI com lojas físicas em MG e SP. Temos experiência de mais de 10 anos de mercado. Buscamos continuamente a excelência em todos os nossos processos e atividades prezando sempre a satisfação do cliente, rapidez na execução dos serviços e vendas, aliada a um alto nível de qualidade e organização.