Drones agrícolas na gestão e tratamento de culturas.

Drones agrícolas para gestão e tratamento de culturas
Drones agrícolas na gestão e tratamento de culturas.

O uso de drones agrícolas para gestão e tratamento de culturas pode trazer mais resultados, lucratividade e diminuição dos custos.

O controle de doenças e pragas é um dos maiores desafios do produtor rural.

Um dos maiores desafios enfrentados na produção agrícola é o controle de doenças e pragas na produção. Atualmente um dos dificultadores no momento de analisar a produção agrícola é conseguir identificar a tempo problemas com a saúde da vegetação. É muito comum que bactérias, fungos, ervas daninhas, entre outros, provoquem sérios danos e doenças graves na lavoura. Desta forma é preciso um diagnóstico completo para entender se as estratégias de gestão e tratamento podem trazer melhores resultados.

Para lidar com estas dificuldades, o produtor rural precisa estar atento às novas tecnologias. A linha de drones agrícolas DJI traz tecnologias eficientes que auxiliam na gestão do negócio como um todo.

Ao optar pelo uso de drones, o trabalhador terá meios de otimizar procedimentos como a irrigação, pulverização aérea de agrotóxicos e afins, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos, aplicação de pesticidas, controle de pragas entre outros.

Uso de drones agrícolas a favor do produtor rural

Soluções mais elaboradas ajudam a evitar que a disseminação de pragas leve à perda parcial ou total da produção. Uma delas seria um bom planejamento para auxiliar na organização mais eficiente da empresa rural, trazendo assim mais resultados, lucratividade e diminuição dos custos operacionais. Isso quer dizer que utilizando as ferramentas certas, você pode captar dados com maior precisão, e agir com mais rapidez ao criar estratégias mais assertivas e que diminuem os riscos.

Para superar esses desafios, é necessário investir em equipamentos e tecnologias mais atuais. A utilização de drones agrícolas para gestão e monitoramento das culturas, tornou-se não só uma tecnologia diferenciada mas também lucrativa. O uso destas ferramentas auxiliam no desenvolvimento dos trabalhos rurais de maneira eficiente .

Uma das vantagens em utilizar drones é a autonomia nos processos de tratamento. Podemos programar o equipamento para fazer um percurso na lavoura de forma autônoma, isto quer dizer que o operador faz a programação e o drone faz todo o percurso sozinho e retorna ao lugar de início.

O uso de drones agrícolas para monitoramento.

É possível amenizar os efeitos das pragas e das doenças ao utilizar drones agrícolas? Sim! sua utilização permite conhecer, entre outras coisas, o estado e a saúde das colheitas. Drones equipados com câmeras multiespectrais podem criar mapas de índice de vegetação (IV) que revelam informações essenciais sobre a cultura. Um tipo comum de IV, é o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), que mostra quais plantas são saudáveis ​​e quais não são.

O NDVI é calculado com base na quantidade de luz infravermelha próxima (NIR) que é refletida pelas folhas da cultura, as folhas saudáveis ​​refletem mais luz NIR, enquanto folhas doentes, estressadas ou desidratadas a absorvem. O mapa NDVI gerado pelo seu drone mostrará, dependendo de sua resolução, as áreas do terreno, as plantas e até as partes das plantas que requerem atenção. Já os drones de pulverização agem de forma eficaz no tratamento das lavouras, seja na manutenção ou agindo diretamente no foco de doenças.

Quais são os melhores drones agrícolas de pulverização?

A Fabricante DJI traz inovação e tecnologia para o ramo da agricultura com os modelos DJI Agras T10, DJI Agras T30 e DJI Agras T40, porém detalharemos neste artigo apenas sobre o modelo T40 que é o ultimo lançamento da DJI.

Drone de pulverização para tratamento de culturas.

Falando agora do Drone DJI Agras T40 ele possui sistema duplo de pulverização atomizada, radar de matriz faseada ativo e visão binocular. Ele suporta várias missões, desde levantamento, mapeamento, até pulverização e dispersão, ajudando você a alcançar a máxima precisão em suas operações agrícolas.

O drone DJI Agras T40 combina as funções de mapeamento, pulverização e dispersão, enquanto sua câmera UHD e o estabilizador ajustável permitem a captura fácil da visão desejada. As Imagens da produção são capturadas em tempo real, e mapas locais podem ser gerados usando o controle remoto com a estação móvel D-RTK 2. O sistema detecta automaticamente os limites e obstáculos do terreno, para um planejamento mais rápido das rotas de voo sobre terras agrícolas. É um equipamento eficaz no que diz respeito ao tratamento das culturas.

Saiba qual é o melhor drone com câmera multiespectral

O Drone DJI Mavic 3 multiespectral é o drone mais atual para o seguimento agrícola e veio para substituir a linha do Phanton 4 multiespectral . Veja algumas de suas especificações;

Com o drone DJI Mavic 3 multiespectral é possível realizar um mapeamento preciso de toda área de plantio, ao utilizar esta ferramenta podemos fazer um levantamento aéreo eficaz que vê o invisível. O Mavic 3M possui duas formas de visualização, ele combina uma câmera RGB com uma câmera multiespectral para digitalizar e analisar o crescimento e saúde da cultura com total clareza.

Como fazer uma sondagem inteligente do campo utilizando drones agrícolas?

Uma das funcionalidades do Mavic 3M permite realizar uma sondagem automática de campo. As imagens da sondagem do campo podem ser carregadas na Plataforma DJI SmartFarm em tempo real através de uma rede 4G. É possível encontrar anormalidades, como deficiências emergenciais, pressão de ervas daninhas tudo em tempo hábil. Com uma utilização estratégica você também pode realizar análises mais profundas, como identificação de mudas, usando identificação por IA para compartilhamento em tempo real de informações sobre o cultivo, orientação de atividades agronômicas e uma fácil gestão de 70 hectares de terras agrícolas por uma pessoa.

Combinação perfeita de drone para agricultores!

Apresentamos neste artigo 2 modelos de drones o DJI Agras T40 e o Mavic 3 multiespectral que combinados podem otimizar ainda mais o processo de tratamento das culturas. Através destas tecnologias o produtor rural poderá fazer um gerenciamento de campo preciso, inteligente, informativo e digital para suas culturas.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados

Posts Relacionados

Posts Relacionados

Unitree G1: O Robô Que Anda, Pensa e Aprende Como Gente

Imagine um robô que anda, pensa, aprende e até pega objetos delicadamente com as mãos…Parece ficção científica, né? Mas esse robô já existe — e atende pelo nome de Unitree G1. Desenvolvido pela empresa chinesa Unitree Robotics, ele é um dos humanoides mais impressionantes (e acessíveis!) da atualidade. Compacto, inteligente e cheio de recursos, o G1 está pronto para transformar desde salas de aula até fábricas inteiras.  Um humanoide do tamanho de uma criança O Humanoide G1 tem cerca de 1,32 m de altura e pesa pouco mais de 35 kg. Ele é capaz de se movimentar com surpreendente fluidez, subir degraus, desviar de obstáculos e até dançar com precisão. Mas o mais interessante está nos detalhes: suas mãos com três

Matrice 4- Novo lançamento da DJI

A DJI, líder mundial em drones civis e tecnologia de câmeras criativas, apresentaou a série DJI Matrice 4, a mais recente inovação em drones empresariais. Lançada oficialmente em 8 de janeiro de 2025, essa nova linha compacta e avançada traz os modelos Matrice 4T e Matrice 4E, equipados com inteligência artificial, sensores de alta precisão e um telêmetro laser para operações mais seguras e confiáveis. Tecnologia multissensor O Matrice 4T inova no que diz respeito as inspeções com sua câmera teleobjetiva média de 70 mm, que permite zoom óptico de 3x para identificar detalhes como rachaduras e parafusos a 10 metros de distância. Para inspeções de longo alcance, a câmera teleobjetiva de 168 mm captura imagens precisas a até 250

Dock 1 vs. Dock 2: As Melhores Bases de Drones para você!

A evolução da tecnologia de drones é marcada por inovações constantes, e a DJI, líder nesse setor, não fica para trás. O lançamento do DJI Dock 2 trouxe uma série de melhorias em relação ao seu antecessor, o DJI Dock 1. Neste artigo, faremos uma comparação detalhada entre os dois modelos, destacando as principais diferenças e como essas mudanças podem impactar as operações dos usuários. Design e Portabilidade O Dock 1, embora funcional, apresentava um design maior e mais pesado, o que dificultava o transporte e a instalação em diferentes locais. Essa característica exigia mais pessoal para movimentação e instalação, aumentando os custos operacionais. O novo modelo DJI Dock 2 é 75% menor e 68% mais leve que o Dock

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da ModelismoBH!

A ModelismosBH precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

A ModelismoBH é pioneira no mercado de Drones Brasileiro. Somos revenda legalizada de Drones DJI com lojas físicas em MG e SP. Temos experiência de mais de 10 anos de mercado. Buscamos continuamente a excelência em todos os nossos processos e atividades prezando sempre a satisfação do cliente, rapidez na execução dos serviços e vendas, aliada a um alto nível de qualidade e organização.